O problema é que o dito presente é um quadro que traz a figura do ditador Solano López, o homem responsável por começar a Guerra do Paraguai. Como todo tirano, López tem um cipoal de atrocidades em seu currículo, como o massacre de civis por suas tropas.
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
A IMAGEM DO DITADOR
O problema é que o dito presente é um quadro que traz a figura do ditador Solano López, o homem responsável por começar a Guerra do Paraguai. Como todo tirano, López tem um cipoal de atrocidades em seu currículo, como o massacre de civis por suas tropas.
VAMOS AO QUE INTERESSA!
Do deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB-PR), que defende que o próximo presidente da Câmara deve ter como prioridade as várias reformas (tributária, política, trabalhista e previdenciária).
A CONTRIBUIÇÃO DE REQUIÃO PARA A CRISE
“PRESENTE” DE NATAL: REQUIÃO AUMENTA LUZ, TELEFONE E COMBUSTÍVEL
A bem da verdade, vamos deixar claro aqui quem votou CONTRA o tarifaço do governador Requião, cuja conta todos os paranaenses começam a pagar em abril de 2009.
Confira quem defendeu os seus direitos: Ademar Traiano (PSDB), Augustinho Zucchi (PDT), Douglas Fabrício (PPS), Durval Amaral (DEM), Élio Rusch (DEM), Fernando Carli Filho (PSB), Geraldo Cartário (PDT), Luiz Carlos Martins (PDT), Marcelo Rangel (PPS), Ney Leprevost (PP), Pastor Edson Praczyk (PRB), Plauto Miró (DEM), Reni Pereira (PSB) e Valdir Rossoni (PSDB).
Isso posto, o contribuinte deve marcar na agenda: em abril de 2009 sobem a luz, combustível e telefone, graças a este “presente de Natal” que o governador Requião e sua base aliada de deputados aprovaram na Assembléia Legislativa. Foram 35 votos a favor do tarifaço, que traz em seu bojo a redução de ICMS em alguns produtos, que muita gente acredita que não vai resultar em benefício ao consumidor.
No histórico de todas as isenções e anistia concedidas, neste e outros governos, nunca houve reflexo nos preços para baixo e não é agora que está lógica vai mudar. O mercado funciona segundo a velha lei da oferta e da procura, esta sim eficiente para balizar os preços para cima ou para baixo, até no caso do petróleo.
Além do mais, a maioria das empresas as empresas são enquadradas no regime chamado simples, dispensados da utilização de créditos e cujos pagamentos do ICMS se dão pela faixa de faturamento. Assim, não terão redução da alíquota e não terão benefícios a repassar ao consumidor. Resumo ópera: para o consumidor sobrou pagar a conta do aumento da luz, combustível, telefone, bebidas e cigarros mais caros e o resto é conversa fiada.
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
GOVERNADOR DÁ UM TOMBO NA SANEPAR
ANISTIA A SERVIDORES PODE ABRIR PRECEDENTES PARA GORDAS INDENIZAÇÕES
Pereira esclareceu que a legislação sobre anistia é de competência exclusiva da União. Alem do mais alertou que o retorno de funcionários supostamente “injustiçados” poderia abrir brechas para uma cobrança judicial de todos os salários e vantagens que supostamente seriam devidos no período de afastamento. É grana fácil, para entrar na Justiça e ganhar.
SITUAÇÃO NO PORTO CADA VEZ MAIS CRÍTICA
Do líder da oposição, deputado Élio Rusch (DEM), criticando a má administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) e a falta de dragagem no Canal da Galheta, que pode ter o calado novamente reduzido.
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
PROJETO DO SALÁRIO DOS PROFESSORES É MAIS UMA JOGADA?
O REALISMO DA INDÚSTRIA DO PARANÁ
Do presidente da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Rodrigo Rocha Loures, sobre a reunião de ontem entre empresários e representantes da bancada paranaense em Brasília.
SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO COM A CANETA CHEIA
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
UM PERDIGUEIRO NO CONSELHO DA AUTORIDADE PORTUÁRIA
É o que revela o colunista Celso Nascimento, da Gazeta do Povo. O ministro Pedro Brito, da Secretaria Especial dos Portos, havia nomeado Chaves para o posto. Entretanto, o Governo Requião articulou para que o ministro escolhesse outra pessoa, já que Chaves é um crítico costumaz da gestão em Paranaguá e foi uma pedra no sapato de Eduardo Requião.
MIREM-SE NO EXEMPLO!
Da coluna de Fábio Campana, de O Estado do Paraná.
Ao contrário
Ao contrário de Requião, que quer elevar impostos sobre energia, gasolina e telefonia, o governador José Serra, de São Paulo, promete baixar todos os impostos. No seu plano, todas as microempresas terão direito a devolução em dinheiro do ICMS pago nas compras feitas na indústria e no atacado.
E AS TVS LARANJA?
O deputado Valdir Rossoni (PSDB), chegou a comprar uma Tv pela internet, mais barata que a as adquiridas pelo governo, com as mesmas especificações, contando ainda com DVD e mandou toda a papelada para o MP, mas não houve resposta.
Olympio também não deu pistas sobre os processos contra nepotismo, que tinham como alvo preferencial o governo do Estado, que além de empregar toda a primeira família, também emprega as famílias de apaniguados. O MP ainda não mostrou a que veio...
DÍVIDA DO PARANÁ QUASE ENGOLE ORÇAMENTO
Interessante é o comentários do diretor de contas estaduais do TC, Sérgio de Jesus, sobre este catatau. Diz ele que a dívida pública permaneceu estável desde 2003, justamente o ano que Requião assumiu. “A diferença de valores ocorre por conta de juros”, ressalva Jesus.
GOVERNO REQUIÃO IGNORA A CRISE E NÃO FAZ CORTES NO ORÇAMENTO DE 2009
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
JUSTIÇA MANTÉM TRAVA AO TERMINAL DE ÁLCOOL
ABANDONO PODE INVIABILIZAR PORTO DE PARANAGUÁ
Isso fez com que a Capitania dos Portos determinasse à Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina -, Appa, a proibição da navegação noturna no Porto de Paranaguá, e durante o dia estão autorizados navios acima de 250 metros de comprimento desde que tenham calado máximo de 9,90 metros (o calado atual é de 11,30 metros ). É peso pena para um navio cargueiro.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
VIOLÊNCIA SE ALASTRA NO CAMPO
GOVERNO NÃO FALA DO ROMBO DA PARANÁPREVIDÊNCIA
Consta que já existe um estudo prontinho, feito a pedido do governo do Paraná, que tem a fórmula para sanear as contas. A receita é simples: aumentar a contribuição dos servidores e taxar os inativos.
De acordo com Élio Rusch, informações repassadas pelo Tribunal de Contas apontam que só no mês de agosto deste ano, o déficit da Paraná Previdência atingiu R$ 301 milhões.
“Os balancetes que já estão na internet comprovam esses números. Mês a mês esse déficit aumenta. Se continuar assim o que vai acontecer com a previdência?”, indagou.“Só o valor desses repasses não feitos ultrapassa 1,4 bilhão. Quanto maior a demora par aportar esses recursos, mais preocupante fica gestão do fundo. Não só para esse governo, mas para todos os que virão”, disse Rossoni.
TARIFAÇO PODE CAIR NA JUSTIÇA
“A alíquota de 27% para energia elétrica é maior do que para balões dirigíveis, asa delta, embarcações de recreio, perfumes, peles e cosméticos, que é de 25%”, afirmou. Aprovado o tarifaço, está aberto o precedente para uma ação na Justiça. Esta possibilidade já está em estudo pela Liderança da Oposição na Assembléia.
APENAS SEIS VOTARAM CONTRA O TARIFAÇO
Outros quatro parlamentares optaram pela abstenção e treze não compareceram à sessão.
Os trinta demais sacramentaram o pacote de impostos de Requião.
A oposição é minoria mas não incomodar o governo. A meta é tentar adiar a votação do projeto para o ano que vem, o que já daria um ano de folga para contribuinte. A luta continua!
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
ESQUIMÓS LIGADOS NO SEMINÁRIO
Pega até na Groenlândia
O "VELHO" NÃO É NOTÍCIA, DIZ PIMENTEL
“Requião também parece ter esquecido das aulinhas da faculdade de que o ‘velho’ não é notícia. As ‘soluções’ apresentadas por ele são caducas e senis, para se dizer o mínimo. O fato é que o encontro, seja pela ausência de novidade, seja pela inconfiabilidade da fonte, não merece cobertura especial. Além disso, o próprio leitor não se mostra mais disposto a engolir fantasias. A ausência da mídia é o atestado que comprova a desmoralização pessoal do governador e de seus propósitos.”
GOVERNADOR FAZ ANÁLISE ERRADA DA CRISE FINANCEIRA
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
TEMAS ESQUECIDOS PELO GOVERNADOR
1.) soja trânsgenica: foi vencido pelo óbvio. Só dá transgenia no Paraná;
2.) requiões no governo: estão todos bem encaminhados. No próprio governo;
3.) pedágio: até agora, só passou vergonha com aquela promessa do "baixa ou acaba";
4.) desembargadores e juízes: em boca calada não entra multa;
5.) Carta de Puebla: nem ele lembra mais do que está escrito;
6.) adversários políticos: não sabe mais quem são;
7.) eleições em Curitiba: tem coisa que é melhor esquecer para sempre.
ANTES DE DISCUTIR A CRISE MUNDIAL, GOVERNO REQUIÃO DEVERIA SE PREOCUPAR COM O PRÓPRIO RUMO
De acordo com Rossoni, o governador deveria estar preocupado com o planejamento nos próximos anos, e qual herança seu governo vai deixar ao Paraná. “Se o governador não fizer nada para recuperar seu governo, certamente será lembrado pelas suas grandes brigas e a escolinha de governo, onde os detentores de cargos comissionados vão lá para aplaudi-lo”, prevê.
Já o deputado Reni Pereira (PSB) quer saber de onde sairá o dinheiro para pagar este seminário: a questão é saber se o seminário consta na rubrica orçamentária do Estado ou qual secretária vai pagar. “É complicado fazer um evento e não saber o quanto vai custar”, afirmou.
DENÚNCIA DE CAIXA DOIS ENFURECE A APPA
De acordo com Nascimento, a notícia deu azia e má digestão na Appa, mas as investigações do TC apontam para uma conta bancária com saldo de R$ 5 milhões que não aparecia no sistema contábil da autarquia e nem no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siaf), da Secretaria da Fazenda.
Segundo Nascimento, a Appa classificou a notícia de “mentirosa”, portou-se como os antigos reis, que quando recebiam más notícias, matavam o mensageiro e mandavam o corpo de volta ao emissário.
Esta é a praxe do Governo Requião, um governo cheios de feudos controlados pelos amigos e parentes do rei.
REAJUSTE ADIADO E FARDA DE SEGUNDA
O comando da corporação fechou uma grande compra com a China, que produz a rouparia bem mais barata, mas com uma qualidade muito aquém do se encontra no mercado brasileiro. Neste caso, a Associação da Vila Militar (AVM), criada especificamente com este objetivo.
A AVM é especializada no assunto e molda seus trajes de acordo com o biotipo da tropa, usa tecidos resistentes e ainda gera empregos. Tudo isso agora pode ser perder. Se o governo preferir as fábricas chinesas, a AVM deve fechar. Vinte e um funcionários já foram demitidos e os outros 104 devem ter o mesmo destino.
Além disso, o lucro gerado pela AVM era direcionado para recreação da tropa e atividades com o objetivo de diminuir o estresse dos milicianos. Nada disso mais será possível sem a verba da AVM.
Este “case” devia ser mostrado no seminário internacional contra a crise, idealizado por Requião, como parte do “esforço monumental” que seu governo faz para preservar os empregos dos paranaenses. É o tipo de ajuda que ninguém quer.
IML DE PONTA GROSSA ATENDE 32 CIDADES
Do líder do Democratas na Assembléia, deputado Plauto Miro, que cobrou uma solução definitiva do governo estadual para a crise enfrentada pelo Instituto Médico Legal de Ponta Grossa.
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
R$ 100 MILHÕES A MAIS SÓ COM O AUMENTO DA LUZ
Já os ditos ganhos que a população terá com a redução de ICMS sobre produtos de consumo até agora não foi comprovada, até porque não é seguro que as empresas vão repassar o benefício ao consumidor. Entendeu, não é? Por enquanto, a nossa parte é pagar sem bufar!
QUANTO VAI CUSTAR O BOLSA REQUIÃO?
“O governo tem mania de criar programas que só ficam no nome. Sem as informações, não há como saber se essa é uma boa ação do governo ou mais um projeto de faz de conta”.
Do deputado Valdir Rossoni (PSDB), criticando a falta de previsão orçamentária do projeto de auxílio-financeiro, no valor mensal de R$ 100,00 por dois anos a jovens, que foi apelidado de “Bolsa Requião. Segundo o Rossoni, os deputados não podem aprovar uma lei como essa sem o estudo de impacto financeiro.
CADÊ A SOLIDARIEDADE DOS "MOVIMENTOS SOCIAIS"?
A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR
Frente à tragédia que está ocorrendo em Santa Catarina, vocês viram algum “movimento social” se apresentar para realizar trabalhos voluntários? Uma caravana do MST? Um grupo do movimento dos assentados de barragens? Uma equipe dos padres que insuflam os índios? A turma dos quilombolas? A UNE e o pessoal da sua “caravana da saúde”? Onde estão os ditos “movimentos sociais”, tão solidários consigo mesmos?
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
DELEGACIAS ABANDONADAS NA REGIÃO METROPOLITANA
De acordo com a reportagem, delegados de cidades maiores são obrigados a acumular a titularidade em cidades menores, não atendendo direito nenhuma ou outra. Por exemplo, o delegado de Fazenda Rio Grande, atende também Mandirituba e Agudos do Sul. As celas estão transbordando de presos e o ambiente é insalubre até para os policiais.
Nem Piraquara, uma das principais penitenciárias do estado, escapa do desleixo do Governo Requião. Existe apenas uma delegada lotada lá e ela não dá expediente diário desde o mês passado e não vai aparecer pelos próximos quatro meses seguintes. A responsável é a delegada Margareth Alferes Motta, titular em Campina Grande do Sul e que também trabalha em Quatro Barras.
O governo brinca com fogo. O Presídio de Piraquara abriga cerca de 5 mil presidiários, alguns deles de facções criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC). É falta de responsabilidade deixar este pessoal por conta, porque ao contrário do governo, eles são organizados e tem alto grau de eficiência em suas ações. Não é torcer pelo pior. É o governo Requião que vacila e dá mole para o azar!
A CRISE JÁ AFETA O PARANÁ, MAS GOVERNO NÃO ACORDA
O governador Requião usa o evento como desculpa esfarrapada e assim faz pose de que está preocupado com a crise, mas na verdade só quer uma tribuna para desfilar suas teses furadas de estatização da economia. É o tipo de trololó que se equipara a um rádio de botequim, que ninguém presta atenção, ou a um Napoleão de hospício.
GOVERNADOR MENTE QUANDO DIZ QUE VAI GARANTIR EMPREGOS DOS PARANAENSES
Só se for dos paranaenses da sua família, estes muito bem abrigados em empregos com altos salários na administração pública, e dos seus apaniguados, que também não sabem o que é crise.
É uma frase hipócrita, falsa, mais uma promessa vazia do governador, como foi a do pedágio e tantas outras. A prova de que o governo do Paraná não fará nada mesmo diante do desastre que começa a atingir a começa a atingir a economia paranaense, provocando demissões em massa em vários setores, é que o governador e sua equipe enviaram projeto para Assembléia que vai aumentar a conta luz, telefone e o preço da gasolina para o contribuinte.
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
OPOSIÇÃO CONTINUA,SIM SENHOR!
Do próprio, avisando aos navegantes do governo que esperavam uma folga no ímpeto oposicionista do deputado com a eleição de segundo secretário da Assembléia, podem tirar o cavalo da chuva.
GOVERNO ESTÁ AFUNDANDO A COPEL?
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
REQUIÃO TENTA PEGAR CARONA NO TRABALHO DE OSMAR DIAS
Todo o processo tem o dedo do senador Osmar Dias, líder do PDT no Senado Federal. Inclusive neste último lance, Dias pediu ao seu colega, o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Aloizio Mercadante (PT-SP) para incluir como primeiro item da pauta de votações da comissão, na próxima terça-feira, 9, o Projeto de Resolução 24/2008, que é de autoria do senador paranaense, e põe um fim à dita multa.
NÃO ADIANTA NEGAR: PARANÁ VIVE ESCALADA DE VIOLÊNCIA
É assustador: nos três primeiros trimestres deste ano o número de homicídios dolosos registrados na região metropolitana (todas as cidades, exceto Curitiba) cresceu nada menos de 25% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No ano passado, até setembro, tinham ocorrido 413 assassinatos; neste ano, 518. Na capital, o crescimento foi de 16%: os homicídios aumentaram de 437 para 504. As contas foram feitas pelo colunista Celso Nascimento, da Gazeta do Povo.