quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

“PRESENTE” DE NATAL: REQUIÃO AUMENTA LUZ, TELEFONE E COMBUSTÍVEL

O chargista Simon Taylor captou o momento efusivo da aprovação da tunga.

A bem da verdade, vamos deixar claro aqui quem votou CONTRA o tarifaço do governador Requião, cuja conta todos os paranaenses começam a pagar em abril de 2009.

Confira quem defendeu os seus direitos: Ademar Traiano (PSDB), Augustinho Zucchi (PDT), Douglas Fabrício (PPS), Durval Amaral (DEM), Élio Rusch (DEM), Fernando Carli Filho (PSB), Geraldo Cartário (PDT), Luiz Carlos Martins (PDT), Marcelo Rangel (PPS), Ney Leprevost (PP), Pastor Edson Praczyk (PRB), Plauto Miró (DEM), Reni Pereira (PSB) e Valdir Rossoni (PSDB).

Isso posto, o contribuinte deve marcar na agenda: em abril de 2009 sobem a luz, combustível e telefone, graças a este “presente de Natal” que o governador Requião e sua base aliada de deputados aprovaram na Assembléia Legislativa. Foram 35 votos a favor do tarifaço, que traz em seu bojo a redução de ICMS em alguns produtos, que muita gente acredita que não vai resultar em benefício ao consumidor.

No histórico de todas as isenções e anistia concedidas, neste e outros governos, nunca houve reflexo nos preços para baixo e não é agora que está lógica vai mudar. O mercado funciona segundo a velha lei da oferta e da procura, esta sim eficiente para balizar os preços para cima ou para baixo, até no caso do petróleo.

Além do mais, a maioria das empresas as empresas são enquadradas no regime chamado simples, dispensados da utilização de créditos e cujos pagamentos do ICMS se dão pela faixa de faturamento. Assim, não terão redução da alíquota e não terão benefícios a repassar ao consumidor. Resumo ópera: para o consumidor sobrou pagar a conta do aumento da luz, combustível, telefone, bebidas e cigarros mais caros e o resto é conversa fiada.

Nenhum comentário: