sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

ABANDONO PODE INVIABILIZAR PORTO DE PARANAGUÁ

Complicou a situação no Canal da Galheta. Por falta de dragagem em seis anos de Governo Requião, o canal está com assoreamento crítico, segundo batimetria realizada pela empresa Paranaguá Pilots Serviços e Praticagem.

Isso fez com que a Capitania dos Portos determinasse à Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina -, Appa, a proibição da navegação noturna no Porto de Paranaguá, e durante o dia estão autorizados navios acima de 250 metros de comprimento desde que tenham calado máximo de 9,90 metros (o calado atual é de 11,30 metros ). É peso pena para um navio cargueiro.

Rapidamente, o Governo Requião tratou de por a culpa no “mau tempo”, justificando que se trata do mesmo fenômeno que atingiu o porto de Itajaí, em Santa Catarina. É muita cara-de-pau. Santa Catarina foi atingida por um dilúvio e daí a razão de todo estrago lá. Requião pega carona na tragédia para disfarçar a sua incompetência e a do seu irmão, Eduardo os maiores causadores do descalabro dos portos do Paraná.

Internamente, a bomba disparada pela Capitania dos Portos, fez a turma do Governo Requião, abandonar rapidinho o seminário de salvação do mundo, pegar um avião a Brasília para implorar ao ministro Nascimento Brito, da Secretaria Especial dos Portos (SEP), uma dragagem emergencial no Canal da Galheta. O problema é que a SEP está dando prioridade para reativar o porto de Itajaí, destruído pela inundação.

E podem apostar, que os catarinenses vão deixar Itajaí um brinco antes que o governo daqui consiga dar um trato em Paranaguá. Infelizmente!

Nenhum comentário: