Um release da assessoria do governo anuncia pomposamente que o governador se reuniu hoje com centrais sindicais e Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos para discutir os impactos da crise no Paraná. E decidiram criar o Comitê de Defesa do Trabalho, tendo representantes do governo, empresários e trabalhadores.
Qual é a novidade disso? Nenhuma. O governo quer mostrar à sociedade que está tentando fazer alguma coisa para assegurar os empregos, mas na verdade está apenas pegando uma carona com quem de fato se preocupa com o problema, que são os empresários e trabalhadores.
O governo sabe muito bem o que deve fazer se quiser ajudar. Tem que reduzir os impostos, ampliar os prazos de recolhimento, buscar crédito mais barato para as empresas, investir em obras públicas e assim por diante.
Mas o governador Requião não faz nada disso. Ao contrário: aumentou em dois pontos o ICMS da energia, telefone e combustíveis, entre outros, no tarifaço do final do ano passado. Todos estes insumos incidem sobre a produção. É a contribuição dele e do Ivo Arzua para a crise.
Nenhum comentário:
Postar um comentário