quinta-feira, 24 de maio de 2007

SECRETÁRIO NÃO COMPARECE NA ALEP E SERÁ CONVOCADO

O deputado Marcelo Rangel classificou de desrespeito e arrogância o não atendimento do secretário da Comunicação Social do Governo do Paraná, Airton Pisseti ao convite formulado pela Comissão de Obras, Transportes e Comunicação da Assembléia. Ele não apareceu para explicar os gastos com publicidade feitos pela sua Secretaria, nos últimos dois anos, aumentando a desconfiança do deputado de que há problemas com a sua prestação de contas.

Durante discurso na Tribuna da Assembléia classificou como pífia a desculpa dada pelo Secretário.

"Recebemos a informação de que o Sr. Pisseti usou da prerrogativa do convite formulado para não vir esclarecer a imprensa, aos deputados e ao povo do Paraná por que a data não foi escolhida por ele", protestou Rangel.

Segundo o deputado a partir de agora a presença de Pisseti na Assembléia será dentro dos meios legais, por convocação. Mas acrescentou que agora não há pressa. "Agora queremos uma ampla investigação com convites ao Conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná, Fernando Guimarães. Vamos convidar outras pessoas como dirigentes de órgãos de comunicação, empresários da propaganda e agentes diretos que foram envolvidos no gigantesco relatório que denunciamos nesta Casa".

Ontem pela primeira vez desde que Marcelo assumiu a presidência da Comissão a reunião teve a presença de sete deputados. Élio Rusch, Edson Strapasson, Edgar Welter, Dobrandino Silva, Duílio Genari e Luiz Fernando Litro, todos da base do governista tentaram justificar a ausência de Pisseti. Dobrandino até se dispôs a fazer um contato esta semana com o Secretário da Comunicação para acertar a visita, mas Rangel disse que não será mais preciso, admitindo que pretende mesmo convocá-lo com base nos preceitos legais.

No seu discurso Marcelo Rangel fez algumas críticas à postura dos deputados: "Não nos agradou nem um pouco a postura de alguns experientes deputados da situação que declararam com todas as palavras, hoje pela manhã, que não devemos nos estressar com esta situação. Recebemos o conselho de que tudo o que está ocorrendo é "assim mesmo", que "isso tudo é um jogo de poder, tanto aqui como em Brasília". Ficamos escandalizados com a declaração de "estamos aqui para defender o governo". E perguntamos agora, aqui da nossa parca experiência parlamentar: E o nosso povo? Como é que fica o nosso povo, quando nossos deputados experientes dizem que estão aqui para defender o governo?"

O deputado esclareceu que pensa seriamente na convocação de uma Comissão Especial de Inquérito para dar um resultado satisfatório para o povo paranaense: "O cheiro de pizza não nos agrada. Que não se apresentem aqueles que são pessimistas e que não acreditam num resultado conclusivo. O Tribunal de Contas fala em ressarcimento do erário público. Nós pensamos como o TC e entendemos que somente a reparação do erro poderá ser satisfatória para a nossa sociedade".

E ao final alertou o Secretário: "Senhor Pisseti aguarde agora a nossa convocação. E quando for oportuno, fica a advertência. Não aceitamos a condução dos fatos. Aqui na Assembléia se legisla e se fiscaliza. De nosso ângulo não se subordina e não se aceita o desrespeito. Infelizmente está aberto um enorme precedente. E o senhor é o culpado por esse estado de coisas", finalizou.

Nenhum comentário: