“De que adianta aumentar o efetivo da PM no papel se na prática não há contratações?”, questionou o líder da Oposição, deputado Élio Rusch (DEM). “Hoje o Paraná tem um déficit de quatro mil policiais. O total de policiais na ativa é de 17.276 policiais”, completou.
O assunto foi levantado a propósito de da aprovação de uma proposta do Executivo para aumentar em 256 o número de policiais. A mensagem pede que o efetivo da PM passe de 21.342, (lei 15.746) para 21.598 militares.
De acordo com Rusch, além de o efetivo não ser compatível com o que manda a lei, pelo projeto, 113 dessas novas vagas serão preenchidas por meio de promoção. “Nesse caso, o policial será promovido para uma nova vaga criada. Em compensação, a vaga que foi deixada não será preenchida”, destacou Rusch.
O deputado Marcelo Rangel ressaltou que o Paraná tem hoje um dos mais baixos efetivos do país. O Paraná possui pouco mais de 10 milhões de habitantes. Calculando pelo efetivo atual, há uma média um policial para cada 595 habitantes.
E além de tudo isso, a PM tem de ceder os poucos soldados que ainda tem para cuidar de cavalos na Granja do Cangüiri a fazer a segurança do Museu Oscar Niemeyer. E povo que se vire!
Nenhum comentário:
Postar um comentário