segunda-feira, 4 de agosto de 2008

PEDÁGIO ENGORDA COFRES ESTADUAIS


O governo Requião não perde oportunidade de malhar as concessionárias do pedágio do Paraná, mas o que pouca gente sabe é que a parte do dinheiro da tarifa, que o governador Requião tanto critica, engorda os cofres estaduais. O assunto é abordado em matéria do Jornal do Estado de hoje.

Mais grave de tudo isso é que o DER – Departamento de Estradas e Rodagem – embolsa do dinheiro e não repassa para o DNIT – Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes, que seria responsável pela fiscalização das obras e funcionamento das empresas. O DER já embolsou, desde 2003, R$ 56,7 milhões das concessionárias. O que faz com o dinheiro?

Como não recebe a grana, o DNIT alega que não pode avaliar o trabalho das empresas no Paraná, com a desculpa pertinente que lhe falta dinheiro para isso.

E assim, o governo do Paraná, que protagonizou uma verdadeira cruzada contra o pedágio, não faz a sua obrigação mais elementar, que seria exercer o poder fiscalizador sobre as empresas, exigindo que elas prestassem serviços cada vez melhores aos usuários, afinal o preço da tarifa é alto, isso ninguém discute, nada mais justo que o usuário tivesse o melhor tratamento possível.

Mas para isso tem que exercer o papel de governo, que até agora ficou limitado ao papel da arrecadação financeira. Nisso eles são bons!

Nenhum comentário: