sexta-feira, 20 de junho de 2008

LULA ASSUME DRAGAGEM DO PORTO DE PARANAGUÁ


Eduardo Requião ficou com o pincel na mão. Ontem, o ministro dos Portos, Nascimento Brito veio a Curitiba, se reuniu com empresários na sede da poderosa Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e declarou publicamente que o Governo Federal assumiu a dragagem e aprofundamento do Canal da Galheta, do Porto de Paranaguá. Brito disse que o governo Lula reservou R$ 60 milhões, através do PAC- Programa de Aceleração do Crescimento -, para as obras, que devem começar já no próximo mês, bastando que sejam emitidas as licenças ambientais.
Brito deu uma aula de como se mantém em dia um canal de acesso a um porto, dizendo que além do aprofundamento, que deve levar o calado para 15 metros, será feita uma dragagem de manutenção anual para evitar o acúmulo de material e mantendo a profundidade sempre em 15 metros, o que daria condições de qualquer navio atracar e carregar carga total em Paranaguá, sem correr risco de encalhar.

Ao invés de comemorar a dragagem, Eduardo Requião preferiu bancar o ofendido. Ele está no porto há cinco anos e meio e não chegou nem perto de realizar a obra e deveria dar graças aos céus que o Governo Lula tomou a frente do processo.
Afinal, Eduardo e governador Requião sempre se queixaram que estavam sozinhos neste processo, isolados, enfrentando o lobby das empresas de dragagem que não queriam baixar o preço de jeito nenhum. Não precisa mais de toda esta choradeira, de desculpas esfarrapadas, de mentir que o gigante da Rio da Plata atracou com carga máxima em Paranaguá e todo aquele festival de baboseiras e pirotecnias, enquanto o porto perde posições no ranking nacional.
Para o governador Requião e seu irmão Eduardo, que têm se mostrado dois verdadeiros estorvos para o Porto de Paranaguá, eis o bordão da campanha eleitoral de Lula, que finalmente passa a ter sentido plausível: “Deixem o homem trabalhar”! E não se metam a fazer o que não sabem. Está mais que provado que vocês não têm capacidade para isso.

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