quarta-feira, 4 de junho de 2008

CUIDADO COMPADRE MOREIRA!


Ungido pelo governador Requião na marra para ser candidato do PMDB de Curitiba, o reitor da Universidade federal do Paraná (UFPR), Carlos Moreira Júnior está na lista de inelegíveis do Tribunal de Contas da União (TCU). Era tudo que a turma dos contras do PMDB queria para desbancar o protegido do governador. A relação será encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cujo foro poderá por um fim aos sonhos de Requião e Moreira.
O motivo é desabonador, principalmente para quem se candidata a dirigir uma metrópole como Curitiba. Na decisão, tomada no dia 28 de fevereiro de 2007, a 2ª Câmara do TCU aponta uma série de irregularidades cometidas por Moreira na gestão da instituição de ensino ao longo de 2003. Ao desaprovar a prestação de contas da UFPR daquele ano, o TCU destacou que “a reincidência no descumprimento de determinações do Tribunal,dirigidas à entidade no julgamento das contas de exercícios anteriores,enseja a irregularidade das presentes contas e aplicação de multa aos responsáveis, por configurar a prática de atos de gestão ilegal, ilegítimo, antieconômico, e infração à norma legal e regulamentar de natureza financeira e operacional (...)”.

E agora? Qual é o plano B do governador?

Em tempo: o reitor também enfrenta problemas da mesma ordem no Paraná. O Tribunal de Contas julga hoje processo no qual Moreira Jr é acusado de aplicação irregular de recursos destinados ao programa “Mata Atlântica”, desenvolvido pela universidade em Guaraqueçaba, o que pode lhe render também impedimento de participar da Justiça caso seja condenado. Não tinha candidato menos estrepado com a Justiça?

Nenhum comentário: