terça-feira, 3 de junho de 2008

AGRESSÃO À NATUREZA E À SAÚDE DO POVO


E o governador não foi lá na reunião do COP 9, conferência sobre meio-ambiente na Alemanha, para posar de benfeitor da natureza? Então? Não coletar e tratar o esgoto agride a natureza, senhor governador! Isso o senhor não contou lá, não é? A falta de saneamento básico provoca mau cheiro e causa danos à saúde da pessoas, principalmente dos menos favorecidos (olha a Carta de Puebla!), porque atrai insetos e ratos, que podem transmitir febre amarela, leptospirose, dengue e malária.
Um dos casos citados pela reportagem da Gazeta, é o da cidade de Teixeira Soares, município com 10 mil habitantes na região dos Campos Gerais. Lá a construção da estação de tratamento de esgoto está parada há sete anos.
Os moradores despejam água do tanque de lavar roupas e da pia da cozinha diretamente nas calçadas. Até no pátio de maquinas da prefeitura, onde são lavados os veículos do município, a água com detergente e óleo vai para rua.
A obra da estação de tratamento de esgoto da cidade está abandonada e tomada pelo mato. Não há previsão de quando o trabalho será concluído e nem de quando toda a população será atendida.
Uma dica: que tal cortar os cabides de emprego da Sanepar? Aí vai sobrar dinheiro para investir em saneamento básico. Desde que não contratem a Pavibras, é claro!

Nenhum comentário: