terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

NAVEGAÇÃO NOTURNA PROIBIDA EM PARANAGUÁ


Não é profecia mas aquilo que comentamos aqui, dias atrás sobre o risco de intervenção no Porto de Paranaguá, começa a acontecer. Ontem a Capitania dos Portos proibiu a navegação no período noturno, porque falta sinalização no Canal da Galheta. É um risco muito grande que a Capitania não quis correr: permitir a navegação em 16 milhas náuticas, num canal assoreado devido à falta de dragagem e sem as mínimas condições de segurança. A decisão eminentemente técnica evita que um acidente de grandes proporções venha a ocorrer e aí sim, o porto pode ser interditado por tempo indeterminado, trazendo grande prejuízo à economia paranaense. E a dragagem? O melhor administrador de portos do Sul do mundo, Eduardo Requião (e ele acredita!), manda a turma esperar sentada. Ele acha que as empresas fazem complô contra Paranaguá, ameaça comprar uma draga, mas sempre tem o problema de quem iria operá-la e fazer um trabalho de acordo com especificações internacionais. E depois da dragagem, o que fazer com o mostrengo? Estacionar na garagem? Enquanto estas dúvidas cruéis martelam a cabeça dos "gênios" da Appa, o porto aos poucos vai se tornando inviável...

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