O vice-líder da Oposição, deputado Élio Rusch (DEM) disse que a notícia de que as maiores empresas de transportes marítimos deixarão de operar no Porto de Paranaguá já a partir de janeiro do ano que vem é uma tragédia anunciada.
"Essa situação já era prevista. Não adianta a APPA tentar tapar o sol com a peneira e falar que as tarifas portuárias estão congeladas desde 2002 se a dragagem no Canal da Galheta não acontece. A Marinha deu um ultimato e até agora a licitação sequer foi realizada"."A BR-101 está sendo invadida por caminhões que transportam contêineres porque a opção agora é embarcar pelos portos de Santa Catarina. Está perigoso atracar em Paranaguá devido ao risco do navio encalhar", afirmou Rusch.Rusch alertou para os prejuízos que serão acarretados ao Paraná pela intransigência do governo e pelas falhas na condução da APPA. "O porto de Paranaguá está em contagem regressiva. Se não agirem urgentemente, quem vai sair no prejuízo são os paranaenses, e, mais uma vez, em detrimento dos portos de Santa Catarina. E não foi por falta de aviso! Há muito tempo o governador vem sendo alertado para o perigo de o porto não poder mais oferecer condições de atracagem aos navios, situação confirmada em relatórios da Capitania dos Portos", disse. O deputado Rusch destacou ainda a não instalação de uma nova unidade do Frigorífico Aurora no Estado. "Chegamos ao ponto em que não é mais a Oposição quem está dizendo que a situação está caótica. As empresas estão saindo do estado e comprovando isso. O conselho da Aurora deu uma desculpa para não se instalar aqui. Na verdade optaram por Santa Catarina e Rio Grande do Sul devido à falta de comprometimento deste governo com as políticas públicas", finalizou.
"Essa situação já era prevista. Não adianta a APPA tentar tapar o sol com a peneira e falar que as tarifas portuárias estão congeladas desde 2002 se a dragagem no Canal da Galheta não acontece. A Marinha deu um ultimato e até agora a licitação sequer foi realizada"."A BR-101 está sendo invadida por caminhões que transportam contêineres porque a opção agora é embarcar pelos portos de Santa Catarina. Está perigoso atracar em Paranaguá devido ao risco do navio encalhar", afirmou Rusch.Rusch alertou para os prejuízos que serão acarretados ao Paraná pela intransigência do governo e pelas falhas na condução da APPA. "O porto de Paranaguá está em contagem regressiva. Se não agirem urgentemente, quem vai sair no prejuízo são os paranaenses, e, mais uma vez, em detrimento dos portos de Santa Catarina. E não foi por falta de aviso! Há muito tempo o governador vem sendo alertado para o perigo de o porto não poder mais oferecer condições de atracagem aos navios, situação confirmada em relatórios da Capitania dos Portos", disse. O deputado Rusch destacou ainda a não instalação de uma nova unidade do Frigorífico Aurora no Estado. "Chegamos ao ponto em que não é mais a Oposição quem está dizendo que a situação está caótica. As empresas estão saindo do estado e comprovando isso. O conselho da Aurora deu uma desculpa para não se instalar aqui. Na verdade optaram por Santa Catarina e Rio Grande do Sul devido à falta de comprometimento deste governo com as políticas públicas", finalizou.
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