segunda-feira, 29 de setembro de 2008

QUALIDADE DETERIOROU

Na cartinha em que a Copel tenta ludibriar o consumidor, a empresa diz que o compromisso dos R$ 30 milhões foi firmado com a Aneel, através do Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta (TAC) nº 008/288, devido à ultrapassagem das metas dos indicadores DEC e FEC, entre 2003 e 2006”.

E explica: “O DEC e o FEC são indicadores utilizados por todo o setor elétrico brasileiro e medem, respectivamente, a duração e a freqüência de desligamentos de energia elétrica ocorridos em determinado período, refletindo o grau de continuidade do fornecimento e a qualidade dos serviços prestados aos consumidores em todo o território brasileiro ”.

O DEC (Duração Equivalente de Falhas) e FEC (Freqüência Equivalente de Falhas) são dois indicadores de qualidade de fornecimento de energia elétrica no mundo inteiro. “Entre 1995 e 2002 estes índices sempre foram elogiados pelo então Departamento Nacional de Energia (Denae), hoje em dia Aneel”, lembrou Rusch. “O que se vê agora é que a qualidade deteriorou e que houve queda de investimentos em distribuição. Está aí a prova de que o discurso está distante da realidade”, completou.

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