sexta-feira, 16 de maio de 2008

TRATORAÇO CONTRA A CONIVÊNCIA DO GOVERNO REQUIÃO COM O MST


Agricultores da região Oeste (aqueles que trabalham, bem entendido), fazem um tratoraço hoje, em Cascavel para protestar contra a conivência do governo Requião com o MST - Movimento Sem Terra. De acordo com as lideranças, o setor rural não aguenta mais ver o MST deitar e rolar e região, ocupando terras produtivas, usando até armas em suas ações enquanto o governo assiste de camarote.
Os ruralistas entendem que foram feitas pouquíssimas reintegrações de posse e que é muito cômodo para o governo deixar o pessoal nas terras dos outros. Os fazendeiros não são contra a reforma agrária, mas condenam a baderna que o MST promove, depredando propriedades, incitando a violência, sem sofrer as sanções legais.
Os produtores da região de Cascavel acham injusto este posicionamento do governo Requião e avaliam que não merecem serem relegados ao abandono. Lembram que quando chegaram na região, há 40 anos, tiveram que trabalhar para conseguir a terra e ninguém foi lhes perguntar se precisavam de alguma coisa, ninguém lhes entregou cesta básica ou lhes deu verbas públicas ou cobertura da polícia. Pelo contrário, nem hospital havia, era tudo estrada de chão, e que hoje a região se encontra desenvolvida graças à atividade agrícola.
Os proprietários de terra avaliam que agora que tudo está pronto é muito fácil chegar lá e montar acampamento e exigir terra. Este descaso com o setor alimenta sentimento revolta, que cria as milícias armadas na região. A tensão é muito grande por conta da omissão do governo do Estado, coisa que em passado recente já resultou em morte.

Um comentário:

Anônimo disse...

Você acha mesmo que só esse agr. trabalham? Absurdo ter que em pleno 2008 ouvir isso. Os grandes agricultores podem até trabalhar sim, (alguns né) porque a maioria explora os bóias frias. E os péquenos, como pode um ser tãp pequeno como você fazer um comentário como esse? que só os grandes trabalham. Acredito que deveria se redimir e pedir perdão aos pequenos agricultores que trablham de sol a sol, não tem feriado como você, e ainda produzem o alimento que você come no dia a dia. Diferente da maioria dos grandes que só produzem soja.