sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

SEM DRAGAGEM, PORTO PODE SER INTERDITADO


DATA:

O colunista Celso Nascimento, da Gazeta do Povo, faz um alerta pertinente: em breve a Marinha pode interditar de vez o Porto de Paranaguá. Isso porque, mais uma vez, naufragou a tentativa de dragagem no porto, devido a desistência da empresa belga Dredging. Dizem que o motivo foi o preço da obra limitado a R$ 108 milhões foi considerado abaixo do que o mercado paga. Além disso, havia a obrigatoriedade de fazer a engorda da praia de Matinhos, sem que isso estivesse detalhado no edital.
Trapalhadas à parte, o que importa é que o porto vêm sofrendo redução de calado de forma sistemática pela Marinha Brasileira. O colunista cita que este expediente já foi utilizado em 21 de dezembro passado, pela portaria 101, que fez o calado baixar de 12 metros para 11,89, reduzindo consideravelmente a capacidade de carga das embarcações. A mesma portaria determinou uma série de restrições à navegação: as operações só poderiam ser feitas à luz do dia, na maré alta, em baixa velocidade e com visibilidade mínima de três milhas náuticas. Ufa!
Os entendidos dizem que o assoreamento deve piorar em razão das correntes marítimas nesta época do ano. Justo no momento em que se inicia o escoamento da safra agrícola – que tem tudo ser a maior dos últimos anos.
Os portos de São Francisco do Sul e Itajaí, agradecem o governador Requião e seu irmão Eduardo, por engordar suas receitas!

Nenhum comentário: