quinta-feira, 25 de outubro de 2007

MINISTÉRIO DA SAÚDE MOSTRA QUE A VIOLÊNCIA AUMENTOU NO PARANÁ


A Secretaria de Segurança estrilou com o estudo do Ministério da Saúde, que aponta que a taxa de homicídios no Paraná subiu, ao contrário do que ocorre no País e estados vizinhos. De acordo com estudo do ministério, no Paraná a taxa saltou de 25,5 homicídios por cem mil habitantes em 2003, para 27,9 em 2006. No Brasil, a média de 28,9 homicídios por cem mil habitantes em 2003, três anos mais tarde estes índices passaram para 23,9, respectivamente.
A bronca da Secretaria de Segurança é evidente: há tempos o secretário Delazari, certamente instruído pelo governador Requião, escamoteia os números da violência em Curitiba e no Paraná. Tanto é assim que o deputado Mauro Moraes, é autor de um projeto que obriga a secretaria a mostrar os dados da violência.
Mas quando um órgão sério como o Ministério da Saúde pega as certidões de óbito e conta os cadáveres, a verdade aparece e ela é dura. Contra todas as versões da secretaria, o estudo mostra que a violência no Paraná está em preocupante escala ascendente. O secretário diz que vai mostrar seus números, que certamente serão menores que estes. Todo mundo quer saber qual é a mágica dele. É só olhar os jornais para ver a pilha de cadáveres, coisa que o pessoal da escolinha finge não ver.

Nenhum comentário: