sábado, 13 de outubro de 2007

ESQUEMAS DO PARANÁ CHAMAM ATENÇÃO DA CPI DAS ONGS

Aqui na terrinha, a tropa de choque do governo conseguiu evitar uma investigação mais profunda do relacionamento do governo Requião com as ONGs, mas os indícios de irregularidades são tão fortes que a CPI das ONGs, que será instalada no Congresso Nacional, já pensa em aportar por aqui, conforme relata a revista IstoÉ.
Um caso em particular está chamando a atenção dos parlamentares: o contrato do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná - DER e do Instituto de Tecnologia do Paraná, Tecpar com a ONG Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, o IBQP. O contrato já teria sido rejeitado pelo Tribunal de Contas do Estado, que recomendou a devolução aos cofres públicos de R$ 19,6 milhões repassados à ONG. Essa dinheirama é fruto de um contrato sem licitação entre Tecpar e IBQP.
O problema, de acordo com a IstoÉ, surgiu porque o IBQP não precisava realizar os serviços contratados para receber do DER: a grana vinha a partir da sua mera previsão de despesas, que não apresentavam mudanças de um mês para outro nem em centavos. O problema não é exclusivo do Paraná. O governo federal repassou R$ 33 bilhões em sete anos às ONGs e numa análise preliminar, já se viu que este dinheiro era investido em atividades diversas, inclusive para quebrar o Congresso, como fez a Via Campesina.

Nenhum comentário: